top of page

Quem foi Bert Hellinger?

O pai da Constelação Familiar Sistêmica.



Para conhecer mais sobre as Constelações Familiares (Familienstellen), é importante sabermos um pouquinho da história de seu criador.

Anton Johan Hellinger, mais conhecido como Bert Hellinger, nasceu em 16 de dezembro de 1925 na cidade de Leimen, Alemanha. Segundo filho de Albert e Anna Hellinger.

Desde a adolescência frequentou o seminário em Wurtzburgo (Alemanha), o fim do seu período escolar foi também o fim da sua juventude, com anos pela frente de horror, morte, fome e luto, com a eclosão da 2ª Guerra mundial foi recrutado para guerra, capturado pelas tropas americanas passando um ano como prisioneiro de Guerra.

A morte simplesmente estava sempre ao nosso lado. A qualquer momento, podíamos ser atingidos por um tiro e nunca sabíamos se sobreviveríamos a uma batalha. Essa proximidade com a morte deu uma forma mais intensa à minha vida" Bert Hellinger

Pouco antes de completar 20 anos conseguiu escapar da prisão e entrou para a Ordem de Missionários de Mariannhill, em Wurzburg, onde recebeu o nome religioso de “Suitbert”, um monge beneditino e missionário anglo-saxão do século VII. Por todo o restante de sua vida usou de forma abreviada "Bert".

Aos 27 anos foi ordenado sacerdote e enviado como missionário para África do Sul onde permaneceu durante 16 anos entre os povos Zulus, aprendendo sua cultura, costumes, e observou o grande respeito que esses povos possuíam por seus pais.
Aos 46 anos deixou a Ordem católica a qual foi membro por 25 anos.

Casou-se por duas vezes, com Herta sua primeira esposa e aos 78 anos com Sophie sua segunda esposa a qual viveu até os seus 93 anos quando faleceu em sua casa em Bischofswiesen, Alemanha.

Formação e abordagens psicoterapêuticas


Sua formação (Teologia, Filosofia e Pedagogia) e sua atividade terapêutica envolveram diversas abordagens, estudos estes que contribuíram para que as constelações se desenvolvessem:

Psicologia Profunda (Eugen Bleuler)
Psicanálise (Sigmund Freud)
Psicologia Analítica (Carl Gustav Jung)
Gestalt (Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka) Terapia Primal (Arthur Janov)
Análise Transacional e Análise de Script (Eric Berne)
Hipnoterapia (Milton Erickson, Jeffrey Zeig, Stephen R. Lankton e Stephen Gilligan)
Programação Neurolinguística - PNL (John Grinder e Richard Bandler)
Terapia Provocativa (Frank Farrelly)
Terapia do abraço (Irena Precop)
Psicodrama (Jacob Levy Moreno )
Conexões transgeracionais (Iván Böszörményi-Nagy)
Terapia Familiar Sistêmica (Virginia Satir)
Terapia multifamiliar (Ruth McLendon e Leslie Les Kadis)
Teoria Geral de Sistemas -TGS (Ludwig von Bertalanffy)
Fenomenologia (Edmundo Husserl)
Teoria dos Campos Mórficos (Rupert Sheldrake)
Física Quântica, dentre outros.

Escreveu mais de 100 livros, que foram traduzidos para 28 idiomas.

Fonte: Bert Hellinger: Meu Trabalho. Minha Vida. A autobiografia do criador da Constelação Familiar, Saõ Paulo Cultrix, 2020.
bottom of page